APROVADO O PROJETO QUE INSTITUI A POLÍTICA DE PREVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E TRATAMENTO DO SOBREPESO E DA OBESIDADE ADULTO-INFA

#ProjetosDeLei POR SIASP 18 DE MAIO DE 2018
Acompanhando o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) o plenário da Câmara Municipal de São Miguel aprovou o texto do Projeto de Lei N.º 013/2018 de autoria do vereador Dr. Carlos Sampaio (PTC) que autoriza o Executivo Municipal a instituir o Programa de Prevenção, Orientação e Tratamento do Sobrepeso e da Obesidade Adulto-Infanto-Juvenil com a finalidade de implementar ações eficazes para a redução de peso e o combate à obesidade.

Conforme o texto do Projeto de Lei que segue para sanção do Executivo, o município criará o Grupo de Assistência de Combate a Obesidade (GACO), que, dentre outras atribuições, disponibilizará informações relacionadas à obesidade em todos os seus parâmetros, com a finalidade de conscientizar a população sobre os males causados pelo consumo de alimentação inadequada.

O Projeto estabelece que o GACO será formado por profissionais que façam parte do quadro de servidores públicos do município, como nutricionista, psicólogo, médico clínico geral e profissionais de Educação Física, os quais serão disponibilizados no sentido de prestarem esclarecimentos sobre a obesidade, promover a conscientização da necessidade de adoção de estilo de vida saudável, através de exercícios físicos e alimentação balanceada, objetivando a redução da incidência da obesidade na população.

Segundo o vereador Dr. Carlos, autor da proposta, no momento que o município de São Miguel implantar este programa certamente evitará consequências mais desastrosas num futuro próximo, principalmente na população infanto-juvenil que se tornará os adultos do amanhã, tais como: transtornos psicológicos, doenças cardíacas e outras decorrentes da obesidade precoce.

Em sua justificativa o parlamentar enfatizou que o referido projeto de lei tem como objetivo principal o de conscientizar a população em geral e tem como foco principal o de orientar a criança e ao adolescente sobre os riscos da obesidade.

Rua do Bairro de Nossa Senhora de Guadalupe recebe nome oficial

Na mesma sessão o vereador Dr. Carlos Sampaio apresentou o Projeto de Lei Nº014/2017 que denomina de Rua Raimundo Bezerra de Souza (Raimundo de Quinco), a Rua Projetada e sem denominação oficial, hoje localizada no Bairro de Nossa Senhora de Guadalupe; cujo início se dá a partir da Rua Núcleo Sabino Leite que dá acesso para Coronel João Pessoa, encontrando-se perpendicularmente com a Rua Expedita Mauricio de Freitas de Deus.

Em sua justifica Dr. Carlos destacou que Raimundo Bezerra de Souza, conhecido popularmente por Raimundo de Quinco, foi um trabalhador de grande estima e de grande coração, que em toda a sua trajetória fez muitos amigos.